Pular para o conteúdo
Início » Finanças » Regras do dinheiro para você prosperar

Regras do dinheiro para você prosperar

fluxos de rendas de milionários

Você não pode vencer o jogo do dinheiro e alcançar a liberdade financeira sem conhecer as 7 regras do dinheiro. Essas regras financeiras são a base para ganhar bastante dinheiro e criar riqueza. Assim como em qualquer jogo, vence quem conhece as regras e sabe como usá-las melhor. Na vida, aqueles que entendem as leis do dinheiro têm mais chances de ganhar e enriquecer. Com essas regras, você aprenderá como economizar, investir e gastar seu dinheiro com sabedoria. Claro, existem muitas outras regras, mas neste artigo, vou listar 7 das mais importantes.

1. Dinheiro cresce em árvores

Tenho certeza de que muitos de vocês foram ensinados o contrário, mas o fato é que, se você não agir dessa maneira, ficará pobre pelo resto da vida. Você não pode passar a vida toda trocando tempo por dinheiro. É preciso plantar árvores que gerarão renda mesmo quando você não estiver por perto. No entanto, não é tão simples quanto parece. Você sabe como é difícil plantar uma árvore. Ela só será eficaz se plantada em solo fértil, e não se desenvolverá sozinha.

Você precisa regá-la e cuidá-la, e ela não crescerá da noite para o dia. Algumas árvores podem levar 10, 20 ou até 30 anos para amadurecer, mas quando isso acontecer, elas continuarão a produzir frutos com pouco trabalho. O mesmo vale para os ativos. Quando você desenvolve um negócio ou economiza o suficiente para um investimento inteligente, ele continuará a gerar dinheiro mesmo quando você não estiver presente.

2. Não há limite para o que você pode gastar

Lembro-me de quando vivia de salário em salário e tinha um orçamento extremamente limitado. Pensei que, se ganhasse um pouco mais, começaria a investir. No entanto, quando minha renda aumentou, comecei a gastar mais. À medida que você expande, seus custos aumentarão, então discipline-se para manter um orçamento menor. Aproveite o dinheiro que você ganha com seu trabalho árduo, viaje e faça o que quiser, mas mantenha seu orçamento abaixo de sua renda.

3. O dinheiro é um jogo para a vida toda

Quando comecei a levar a sério o dinheiro e os investimentos, tinha a ideia de que, se começasse a ganhar uma certa quantia, não precisaria mais manter um orçamento rigoroso e poderia me aposentar e desfrutar das recompensas do meu trabalho. Mas, quando comecei a ganhar essa quantia, percebi que não era suficiente e que precisava produzir mais. Na verdade, se você parar de gerenciar, ele deixará de gerar renda. Só porque você comprou uma casa, não encontrará inquilinos automaticamente se não cuidar dela. Ela pode até se tornar um passivo.

O conceito de criar um ativo e depois não fazer nada é absurdo. Mesmo se você construir um negócio de sucesso, terá concorrentes que tentarão derrubá-lo todos os dias. Então, esqueça a ideia de se aposentar um dia. Claro, você pode automatizar algumas de suas tarefas e reduzir suas horas de trabalho, mas, em geral, esse jogo continuará enquanto você viver. As pessoas mais ricas do mundo são uma ilustração clara de quem trabalha mesmo quando não precisa.

4. O dinheiro não resolverá suas inseguranças

Todos nós temos inseguranças, e muitas vezes compramos aquele carro caro ou nos mudamos para uma casa maior ou compramos um telefone mais novo porque queremos ser aceitos ou admirados pela sociedade. Esse carro caro o fará feliz por uma semana ou duas, mas logo se tornará normal, e sua insegurança não desaparecerá. Então, você desejará um carro melhor e mais caro. É um ciclo sem fim que mantém as pessoas ricas no poder.

Se você quer encontrar aceitação, aprenda a regular melhor suas emoções. A verdade é que suas inseguranças vão drenar sua conta bancária, mas continuarão lá. Em vez disso, trabalhe para melhorar suas habilidades sociais e aprender a construir sua confiança. Não estou sugerindo que você não compre um carro caro ou um avião particular. Compre o que quiser, mas não faça isso para compensar seu desconforto. Há maneiras melhores e menos caras de alcançar isso.

5. Não deixe ninguém saber que você tem dinheiro

Adoramos ostentar quanto dinheiro ganhamos. No final das contas, é isso que determina sua posição social na era do capitalismo, como a maioria das pessoas acredita. Mas o problema é que o dinheiro atrai as pessoas erradas. De repente, todos serão amigáveis com você e todos quererão um pedaço dele.

Claro, isso fará você se sentir bem e respeitado, mas isso terá um preço que não vale a pena. E, se não conseguirem de forma amigável, vão processá-lo e conseguir da maneira difícil. Essa é a realidade em que vivemos. Mesmo que você ganhe um milhão de reais por ano, não conte a ninguém. Fique humilde, não se gabe e continue ganhando mais.

6. À medida que envelhece, seus gastos aumentarão

Você notou que gasta mais dinheiro a cada ano, de uma forma ou de outra? Quando você era mais jovem, cem dólares eram muito dinheiro. Agora, mal cobre o pagamento do combustível. E, à medida que envelhece, seus gastos só aumentarão. É assim que nossas vidas são, especialmente quando você começa uma família.

A maioria das pessoas não se preocupa com o futuro, pois está ganhando bem agora. Além disso, quando seus custos superam sua renda, as pessoas começam a reclamar que não têm dinheiro suficiente para investir. Então, se você não garantir que sua renda esteja aumentando a cada ano, logo se encontrará preso em um ciclo de salário a salário que o manterá pobre pelo resto da vida. É por isso que você deve levar a próxima diretriz muito a sério.

7. A riqueza se acumula com o tempo

Assim como não se pode cultivar uma árvore da noite para o dia, não se pode acumular riqueza da noite para o dia. Lembre-se de que, quanto mais cedo você começar a investir, melhor. Não é surpresa que o melhor investidor do mundo tenha começado a investir aos 11 anos. Warren Buffett fez seu primeiro bilhão em 55 anos e seu segundo bilhão em apenas três anos. Na verdade, ele fez 98% de sua fortuna após seu 55º aniversário.

Conclusão

Entender as essas simples regras do dinheiro pode impactar profundamente sua jornada financeira. Reconheça que o dinheiro é um jogo, aceite-o e aprenda a jogá-lo bem. Por isso, cerque-se das pessoas certas, tome decisões informadas e continue aprendendo. Ao fazer isso, você se colocará no caminho para o sucesso financeiro e estabilidade.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhá-los abaixo. Obrigado por ler, e boa sorte!

Quer mais materiais informativos sobre finanças como este conteúdo? Explore nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *